Foto: ATP Challenger Tour (Reprodução)
Com 19 anos, João Fonseca segue fazendo história no tênis. Neste domingo (26), o brasileiro venceu o espanhol Alejandro Fokina por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, e levou o título do ATP 500 da Basileia, na Suíça. É a maior conquista da carreira até aqui. Com a vitória, Fonseca somou 500 pontos no ranking mundial da ATP e dará um salto expressivo na classificação: da 46ª para a 28ª posição.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Durante a final, João mostrou maturidade e confiança. Diante do 18º colocado do mundo, não perdeu nenhum game em que teve o saque e anotou sete aces. O triunfo veio em apenas 1h25min de jogo, coroando uma campanha impecável e histórica. Esse é o maior título de um tenista brasileiro em simples desde 2001, quando Gustavo Kuerten venceu o ATP 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos.
Trajetória campeã
O título na Basileia é o quarto de João Fonseca em 2025. Antes, ele já havia levantado os troféus do ATP 250 de Buenos Aires e dos Challengers de Canberra e Phoenix. Nenhum, no entanto, tem o peso de um ATP 500. o terceiro nível mais importante do circuito, atrás apenas dos ATP 1000 e dos Grand Slams.
A partir desta segunda-feira (27), Fonseca já volta à quadra para buscar mais. Ele estreia no ATP 1000 de Paris, na França, contra o canadense Denis Shapovalov, adversário que derrotou nas quartas de final da Basileia. O horário da partida ainda será definido.
Leia também: